quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Complementos verbais

Objeto direto, indireto, direto preposicionado, indireto não preposicionado, direto e indireto pleonástico

Fatores:

* Verbos nocionais Vs Verbos relacionais

Verbos nocionais constituem os predicados verbais ou os verbo-nominais; já os relacionais são característicos dos nominais

* Nocionais – transitivo (direto, indireto ou direto e indireto)

* Transitividade e semântica
O sentido do verbo pode determinar a sua transitividade

Assistir – visar – atender – chamar – aspirar – assistir.

Exemplos:

 Assisti os necessitados.
 O inspetor visou todos os diplomas.
 Este trabalho visa ao aprendizado.
 Não o atendi com prazer.
 Assisti a uma de suas aulas.
 Não atendi ao seu apelo.
 Eu chamei minha irmã o nais alto que pude.
 Chamavam-lhe de maluco.
 Aspira o pó.
 Aspirei ao cargo de coordenador.

1. Objeto direto preposicionado:

 Verbos de sentimento
 Para evitar ambiguidades
 Enfatiza o complemento
 Realçar ideia de porção

Ele só ama a você, Ana.
A Abel matou Caim.
Cumpri com o prometido.
Tomava do vinho com prazer.

2. Objeto indireto sem preposição:

Ocorre nos casos em que o pronomes oblíquos são complementos

Emprestei-lhe minhas revistas.

Ele nos enviou umas revistas russas.

3. Objeto direto e indireto pleonásticos

Três fatores:

Do papel do anacoluto
Da topicalização
Do pleonasmo sintático

Estas meninas, já as vi em algum lugar.

Às minhas poesias, não lhes dava nenhuma atenção.

4. Objeto direto interno

Também um caso de pleonasmo, consiste em objeto que reforça a ideia já contida no verbo:

Morreu morte infame.

“E rir meu riso e derramar meu pranto.”

Nós cantamos um canto glorioso.

Dormir um sono bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário